O episódio começa com um texto muito bom da Meredith dando a entender que todas as coisas possíveis que possam dar errado nesse episódio, darão. E nós, conhecendo Shonda Rhimes, já imaginamos metade do elenco morrendo.
A história vai se desenrolando e realmente as coisas vão de mal a pior. A luz do hospital acaba, Mer tem que fazer uma cesariana, Arizona (aquela filha de uma mãe sem perna) dormiu com a cirurgiã pediátrica que está no hospital e, portanto, traiu a linda da Callie. E então acontece um acidente de ônibus na frente do GSMH. O episódio começa a ficar REALMENTE interessante.
O feto finalmente nasce (mas isso não foi algo de grande impacto no episódio), Bailey ainda tá surtada e não se sente "limpa" para poder operar, a equipe da pediatria tem que começar a fazer ventilação manual para os bebês porque as baterias dos respiradores acabaram, Cristina opera em um paciente mesmo sem luz no hospital, Meredith começa a ter uma hemorragia pós-parto causada pela sua queda no episódio anterior e pede para que Ross faça uma cirurgia nela... Um caos. E então um momento de surto de Miranda Bailey, quando a médica enlouquece e quebra as gavetas que contêm os medicamentos para poder ter acesso à eles e dar aos pacientes.
Bailey resolve fazer a cirurgia de Meredith e então voltamos para o meio do resgate do acidente, quando uma mulher fala que se perdeu de sua filha e que tem quase certeza que a garota não entrou no hospital junto com o resto dos passageiros. Então, Avery resolve atacar de super herói e encontra a menina (lembrando que o ônibus está em chamas), enquanto ele tenta convencer a menina a deixar o ônibus com ele, o foco da cena muda para os médicos na frente do hospital. Nada de Avery sair com a criança de lá e de repente... O ÔNIBUS EXPLODE. Kepner explode em uma sequência de gritos e choro desesperados até que Avery sai numa pose de super-homem com a criança em seu colo.
Um pouco de diálogo entre Cristina e Derek onde a cirurgião cardíaca diz:
Meredith Grey sobreviveu à uma bomba, um afogamento, um atirador, e uma queda de avião, e ela ainda está aqui. Ela vai morrer quando ela tiver, tipo, 90 anos e quentinha na cama dela. Ela não vai morrer hoje. Ela vai estar bem. Ela tem que estar. Ela é nossa alma gêmea.
Realmente emocionante. Então Bailey sai da sala de cirurgia com uma cara de passada, cai no choro e não sabe bem o que dizer, o que deixa Cristina e Derek desesperados. Os dois disparam em direção à sala e acabam por encontrar uma Meredith viva e saudável, apenas sedada.
Os próximos grandes momentos do episódio incluem, o beijo Jolex (Interna Jo + Karev), cena na qual Alex diz:
Ontem à noite, antes da árvore, você me perguntou algo. Você queria me ouvir dizer as palavras. Então, eu estou dizendo. Agora. Eu te amo.
O beijo rola e corta pra cena em que April se declara para Jackson em meio a muitas lágrimas:
Eu quero você. Jackson, eu quero você. Eu não tenho sido justa com você, eu sei, e eu realmente te machuquei. Mas quando aquele ônibus explodiu e eu achei que você tinha morrido...
Avery repete duas vezes que ela está de casamento marcado e ela diz: "A não ser que você me dê motivos para não me casar". E então acaba a parte Japril (Jackson + April) do episódio.
Então, vamos para Crowen (Cristina + Owen) e para ser objetivo Cristina termina com Owen por motivos óbvios. Owen quer uma mulher, com quem ele possa se casar e ter filhos e viver uma vida feliz no campo, e em seu futuro, Cristina só consegue ver cirurgias e mais cirurgias. Então, apesar de amar Owen, Cristina resolve deixá-lo.
Em Calzona (Callie + Arizona), as duas começam uma discussão intensa, já que a morena já descobriu a traição de sua parceira. E Arizona, sendo mais uma vez uma egoísta filha da mãe, fala para Callie:
Você não estava no avião, Callie. Você não estava na floresta, e você não escutou a Meredith chorando pela Lexie e pelo Mark gemendo de dor, e escutando eu gritar de dor. Você não estava lá e fica agindo como se você estivesse. Não foi sua experiência...
Arizona joga na cara de Callie que confiou sua vida a ela, e ela resolveu amputar sua perna. A loira diz: "Você não perdeu nada. EU PERDI", e Callie responde, "Aparentemente, eu perdi você". E é o fim de Calzona.
Vemos Meredith e Derek juntos e dando o nome de Bailey ao filho deles, e então vemos Miranda desesperada para ir se desculpar com Richard (o Chefe) com quem ela foi extremamente injusta. E na última cena do episódio, vemos o Dr. Webber deitado ao chão, inconsciente, e talvez até morto. Uma cena muito chocante e inesperada.
Um episódio muito bom e muito bem produzido de maneira geral. Algumas atuações realmente dignas de Emmy e os enredos, todos, extremamente bons. Agora só nos resta aguardar para conferir as surpresas que a 10ª temporada guardam.
